11 de julho de 2016

Viña Emiliana - Maior Vinícola Orgânica do Mundo

Junto ao "Férias no Chile", fomos conhecer a Viña Emiliana, que é a maior vinícola orgânica do mundo. Como se já não bastasse esse título incomum, tivemos gratas surpresas sobre seu processo de plantio e produção, como também o envolvimento e qualidade de vida da comunidade que trabalha na viña.



O lugar é lindo e fica no Valle de Casablanca, caminho para Viña Del Mar e Valparaíso. Ou seja, caso esteja indo para um desses destinos, não exite em fazer uma parada e conhecer a Viña Emiliana.

A forma de cultivo das uvas é biodinâmica, que foi o primeiro movimento de agricultura orgânica a existir. De modo raso, podemos dizer que a biodinâmica tem em seu conceito, valores muito ligados as energias da terra.

Plantas que possuem um efeito repelente às pragas.

A Viña Emiliana, por exemplo, segue o calendário lunar para plantar e podar as parreiras. Outro conceito que eles acreditam e seguem, é de que a terra "respira", e que as estações do ano, refletem essa respiração. Desta forma, no inverno, seria quando a terra inala ou inspira. Nesse período não há vegetação, tudo está mais seco e é neste período que é preciso fertilizar a terra, para que ela possa absorver com maior facilidade todos os nutrientes. Já na primavera e verão, a terra começa a exalar, pois já está tudo florido e verde. Como se nesse período, a terra expusesse tudo que ela inalou durante o inverno.

O conceito de biodinâmica utilizado na Viña Emiliana, também acredita que os compostos nutritivos para a adubação também deve ser energizado e para isso eles utilizam pedras de quartzo.

Eles acreditam fortemente que a Lua e o Sol trabalham em conjunto e que é preciso respeitar os ciclos naturais estreitamente para que se tenha bons resultados.

Galinhas ciscam livremente por todo o terreno e seus pagamentos e poder as uvas mais baixas das parreiras no verão. Segundo os produtores, é um preço muito baixo para se produzir vinhos sem uso de agrotóxico. 

Não são usados pesticidas há muitos anos, apenas pés arruda, roseiras, lavanda, galinhas, ouro negro (esterco de alpacas) e produtos naturais, para proteger as parreiras, nutri-las, conter a poeira e afins. 

Oliveiras da Viña Emiliana

Nesta vinha, além da plantação de uvas, também são encontradas oliveiras que produzem azeitonas que são de uso e comercialização exclusivo dos funcionários. Como também, pequenas hortas orgânicas que são para os mesmos fins. 

As alpacas quanto tosadas, a lã também é vendida e o lucro das vendas também é revertido aos funcionários. Ah, os bichinhos também são super bem cuidados!


Os proprietários, acreditam que pessoas felizes, trabalham melhor e consequentemente, produzem um vinho melhor. E quer saber? Acho que eles estão certíssimos. O vinho da Emiliana é muito bom!

O ponto alto da visita é a degustação.


O wine bar da vinícola também é lindo. Afinal, com essa vista é difícil ser feio, não é? :)

Wine Bar da Viña Emiliana

O lugar é deslumbrante de tão lindo. Além de ter uma energia super boa. Sabe aqueles lugares que a gente chega e já se sente feliz? Pois é!

Fizemos uma ótima degustação, compramos algumas garrafas de vinho e de azeite orgânico que é produzido peles funcionários. O lucro das vendas do azeite também vai toda para os funcionários. Legal, né? :)

Com certeza retornarei a Viña Emiliana, mas quero retornar no período da colheita das uvas, que deve ser um espetáculo.

Esta é uma vinícola bem fora do lugar comum e que merece sim uma visita.

Suzy Braga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...