10 de julho de 2016

Centro Artesanal Los Dominicos - Um programa Santiaguino

O Centro Artesanal Los Dominicos é um lugar SUPER dos santiaguinos, mas que claro, sempre vão alguns turistas como nós. 



Chegamos lá aproximadamente às 15h de um domingo agradável, era nosso primeiro dia em Santiago e foi um passeio muito bom, para ter um primeiro contato com a simpatia do povo chileno, como também para conhecer sua riqueza artística e artesanal. 



O Centro foi fundado há trinta anos e abriga várias lojinhas, ateliês e bistrôs com comidinhas locais.
Os artesões além de comercializarem seu trabalho, muitos também utilizam o espaço como atelier. Então em vários pontos é possível vê-los trabalhando e produzindo lindas peças em couro, prata, lápis-lazúli, lã, madeira, pinturas em tela. Enfim, transformando tudo em peças únicas, como só o artesanato pose ser. E assim, além de ser um lugar bonito, você poderá encontrar a mais variada exposição de artesanato chilena.

Grupo Musical da Ilha de Páscoa 

Dois lugares me chamaram especial atenção. Um é o atelier do Sr. Patricio Mesa. Este senhor é um grande artista chileno, com exposições já realizadas em todo Chile, Nova York e Europa. Ele pessoalmente atende os clientes e é uma simpatia. O espaço dele vale a pena ser conhecido e valorizado, caso você se identifique com o trabalho dele.


Artista Patricio Mesa

Ateliê Patricio Mesa

Outro lugar interessante, é o espaço da Sra. Ximena, o local se chama Tejidos Artesanales Hauidas. A  proprietária (e artesã) é um amor e sinceramente me arrependi de não ter comprado nenhuma peça, pois em toda a viagem foi o lugar com mais peças lindas em tecido que encontrei. A Sra. Ximena trabalha com vários tipos de lã. Inclusive de Alpaca e lhama, que são lãs super delicadas e com toque delicioso. Vale a pena a compra!




Outra curiosidade, é que o Centro é uma reprodução de uma antiga colonia espanhola. Fica na rua Av. Apoquinho 9085, Santiago, Las Condes - Metro Los Dominicos.



Esse é um passeio super família. Eu e André (meu marido) adoramos, pois já foi um primeiro contato super simpático com as pessoas e artes do Chile, mas tenho certeza que minhas tias, mães e avó também adorariam.

Bete (Férias no Chile), eu e Sra. Ximena (artesã de tecidos)

Esse passeio, fizemos em companhia da Bete do Férias no Chile (www.feriasnochile.com), que nos garantiu esse e outros momentos únicos na Capital do Chile. Visitem o blog dela, que além de dicas ótimas sobre o Chile, também poderá a te ajudar a organizar sua viagem sem dor de cabeça e como só uma moradora poderia. :)

Suzy Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...