13 de janeiro de 2016

Roteiro de 5 dias em Jericoacoara (Jeri) - Ceará

O que fazer em Jericoacoara não é nenhum grande desafio. Já fui a Jeri várias vezes e para facilitar sua programação, sugiro o roteiro a seguir para você viver essa experiência com o que a melhor da vila.




Dia 1 - Chegada em Jeri, check-in, almoço e Duna do Pôr do Sol:

Duna do Pôr do Sol - Jericoacoara - Ceará

Escolha partir de Forleza a Jeri logo pela manhã. A viagem é um pouco demorada e cansativa, então caso chegue a Jeri às 15h aproximadamente, aconselho a fazer o seguinte:

  • Check-in no hotel/pousada.
  • Sair para almoçar:
Restaurante do Bigode


      Dica I: No meio da tarde, sugiro almoçar no Restaurante do Bigode ou no Restaurante Dona Amélia. Ambos ficam na Rua do Forró e o serviço é super rápido.

      Dica II: No Restaurante do Bigode, peça no combinado mix de pargo, camarões e lagosta. É simplesmente delicioso!

Terminado o almoço, siga para a pracinha da rua Principal e confira os sabores da sorveteria Gelato e Grano. É simplesmente SENSACIONAL!
Sorveteria Gelato & Grano

Aproveite esse tempinho para contratar os serviços de passeios à Lagoa do Paraíso e Tatajuba (ao longo do roteiro falarei mais de ambas).


Quando for umas 17h, siga para a praia até a duna do Pôr do Sol. Você verá uma multidão de pessoas fazendo o mesmo caminho. Geralmente no topo da duna, há venda de água e drinks. Sugiro experimentar a batida de seriguela (fruta típica do nordeste). A partir daí é só curtir o espetáculo!
Dica de ouro: todos os guias te convidarão a fazer o passeio à Pedra Furada no primeiro dia, logo após o almoço. Pela minha experiencia, digo que não vale a pena fazer esse passeio no primeiro dia. Lembre-se que você já estará muito cansado devido o deslocamento e o caminho e acesso à Pedra é cansativo e exige disposição.


Dia 2 - Árvore da Preguiça, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Pedra Furada.

Geralmente o passeio às lagoas começa as 9h, com o buggy apanhando os visitantes no hotel.
Árvore da Preguiça - Jericoacoara
Vá à Árvore da Preguiça, que é uma árvore viva totalmente inclinada pelo vento. Só lembre de pedir ao seu "bugueiro" para irem em um horário tranquilo. Da última vez que fui, haviam tantas pessoas que parecia um formigueiro. 

Em seguida o bugueiro o levará a Lagoa Azul. A última vez que fui lá (novembro/2015) a lagoa estava praticamente seca, então não estava tão bonita como de costume. Pois quando as chuvas são boas, ela fica muito bonita. Por estar seca, ficamos uns 15 minutos e seguimos para a Lagoa do Paraíso.
A Lagoa do Paraíso tem aproximadamente 15 quilômetros de extensão e por essa razão, há vários pontos diferentes a serem visitados. Desta vez fui a barraca Alchymist Beach Club, que atualmente é um dos pontos mais badalados da Lagoa. É um local bem estruturado e com as típicas redes dentro d'água.
Alchymist Beach Club - Jericoacoara
O passeio de buggy terminará as 16h aproximadamente. Então, aproveite para voltar ao hotel, tomar um banho e se preparar para visitar a Pedra Furada.

Há várias formas de se chegar à Pedra Furada, estão seguem 2 opções:
Pedra Furada - Jericoacoara






















                                                
Sugestão 1: Todos os dias, as 17h, em frente ao Restaurante Dona Amélia (Rua do Forró), um guia sai com um grande grupo a caminho da Pedra Furada. A caminhada é feita toda a pé e dura aproximadamente 40 minutos para ir e 40 minutos para voltar. Chegando lá, você deverá literalmente descer pelo barranco. Essa é a parte mais difícil! Da última vez que fui, escorreguei e me ralei um pouco. Rsrsrs...

Sugestão 2: Ainda próximo ao restaurante Dona Amélia, há pessoas que alugam cavalos e charretes e oferecem esse passeio à Pedra Furada. No entanto, a parte de descer o barranco persiste, mas o esforço físico é "cortado" pela metade. Admito que é um passeio preguiçoso, mas super divertido!



Dia 3 - Camocim, Tatajuba, Duna Encantada, Lagoa Grande.

Duna Encantada - Tatajuba
O buggy apanhará você geralmente as 9h. Tome um bom café da manhã, pois o passeio é longo e não esqueça de levar uma garrafinha de água e um lenço ou canga para proteger o rosto da surra de areia que irá enfrentar. Não se assuste, será um passeio lindo!
O buggy passará por praias lindas até chegar em Camocim. Camocim é uma cidadezinha vizinha a Jericoacoara, onde é realizada a caça ao caranguejo. No entanto, nesse local é feito um "pit stop" de 15 minutinhos para quem quiser "caçar" cavalos marinhos. (Eu particularmente não curto. Então fiquei no buggy esperando, curtindo a paisagem e tomando uma cervejinha).
Em seguida, você passará pelas ruínas da Velha Tatajuba, que era uma antiga vila que foi tomada pelas areias. Eu sugiro que você passe direto e não perca muito tempo neste ponto.
Depois de Tatajuba, você passará por dunas gigantes e lindas. Pode pedir ao bugueiro para ir com "emoção" ou sem "emoção" (com manobras radicais ou não), mas com "emoção" é mais divertido! Rsrsrs
Duna Encantada - Tatajuba
Logo você chegará a Duna Encantada, de onde há um visual lindo! A duna tem esse nome devido várias lendas que rondam o lugar. Os antigos dizem que em muitas noites, barulhos e luzes são percebidas no local e assim que se chega lá, não há nada.
Lagoa Grande - Tatajuba

Lagoa Grande - Tatajuba
Lagoa Grande é o último ponto do passeio, onde os visitantes poderão curtir a água, as redes e um pargo (peixe) delicioso. A paisagem da lagoa muda durante o ano e essas mudanças dependem das chuvas. Então, geralmente no primeiro semestre do ano, as lagoas estão mais cheios, e no segundo semestre mais secas. Enfim, são coisas da natureza! Mas seja lá a época que você for, com certeza estará bonito.

Dia 4 - Praia Malhada e Praia Principal.

Esse é quase o último dia, então aproveite para relaxar e curtir as praias próximas em torno da vila.

Praia Malhada - Jericoacoara

Comece pela Praia Malhada. Para chegar lá, vá até a rua da Matriz e siga por um dos becos transversais e logo estará na praia. Apesar de muitas pedras, na maré alta se formam piscinas naturais e é uma ótima opção para se refrescar.
Praia Principal - Jericoacoara
Seguindo pela Praia Malhada, se chega a Praia Principal. Lá se pode alugar cadeiras com sombrinhas, ou simplesmente ficar em um dos restaurantes que disponibilizam espreguiçadeiras.
Praia Principal - Jericoacoara

Aproveite a tarde para fazer comprinhas e relaxar.

Por fim, se despeça de Jeri com mais um belíssimo pôr do Sol. Na duna ou na praia. O espetáculo é lindo!
Dia 5 - Retorno para Fortaleza e Lagoa do Paraíso.

Muitos serviços de transfer, oferecem no retorno a Fortaleza, uma parada para um mergulho e almoço na Lagoa do Paraíso.

Essa parada na lagoa, geralmente não é na Alchymist Beach Club (citado acima) e sim em restaurantes menores.

Lagoa do Paraíso - Jericoacoara
Em meu último retorno a Fortaleza, parei no Restaurante Lagoon. Estava praticamente deserto e espetacularmente LINDO!

Fiquei até as 12h30 lá e segui com o transfer para Forteleza.

DICA: Confira também nosso post Como Chegar em Jericoacoara (Jeri).

Observações úteis:
  • Sempre esteja atento aos horários de transfer e passeios contratados.
  • Sempre tenha em mãos os contatos telefônicos dos serviços contratados. 
  • Esse roteiro não é obrigatório e vinculado a nenhuma empresa em especial. Mas apenas uma forma de te orientar a aproveitar melhor o seu tempo em Jericoacoara.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...